Orientações para submissão de trabalhos

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Centro, em forma conjunta com seus parceiros campus Campos Guarus e Coordenação de Arte da Secretaria Municipal de Educação de Campos -  SMECE, realizará, no período de 17 a 20 de outubro de 2017, a 1ª edição da Semana do Ensino de Arte -  com a temática “O professor de Arte na Educação Contemporânea: formação, currículo e desafios das práticas pedagógicas”. Poderão submeter trabalhos toda a comunidade acadêmica do IF Fluminense, professores da Educação Básica, pesquisadores e educadores de outras instituições.

Serão aceitos trabalhos na modalidade Comunicação Oral e Minicursos/oficinas. As comunicações orais poderão ser resultados parciais ou finais de pesquisas, processos artísticos, bem como relatos de experiências que versem sobre os eixos do evento. As submissões das comunicações e dos minicursos devem ser feitas via Resumo Acadêmico.

Os resumos acadêmicos poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que poderá ser apresentado por todos os autores ou por apenas um deles. Serão aceitos resumos de trabalhos que estejam concluídos ou em andamento e deverão ser elaborados de acordo com as normas disponíveis nos templates/modelo (os modelos estão disponibilizados nos links ao final desta página devem ser utilizados substituindo as informações contidas nos mesmos pelas informações dos trabalhos que serão submetidos)

Os resumos acadêmicos submetidos serão avaliados por uma comissão formada por professores e pesquisadores de arte. Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato oral, cujo tempo para cada apresentação será de 15 minutos.

Cada resumo acadêmico será avaliado considerando os critérios a seguir:

a)  relevância do conteúdo no intuito de contribuir com o desenvolvimento do ensino de Arte;

b)  organização da escrita de modo que deixe claras as ideias e o trabalho desenvolvido;

c) Aspectos relativos à comunicação escrita (qualidade da redação, e clareza quanto aos objetivos, metodologia, resultados (quando houver), discussão e conclusão ou considerações finais);

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada.

A certificação está condicionada à apresentação do trabalho na Semana.

PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS ACADÊMICOS

Os resumos acadêmicos  deverão ser submetidos por meio do site (NOSSO SITE AQUI), no período de 6 de setembro  a 1 de OUTUBRO de 2017. O resultado final da submissão ocorrerá a partir do dia 10 de OUTUBRO de 2017, por e-mail.

EIXOS TEMÁTICOS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS ACADÊMICOS

1.     Processos de Criação no Ensino de Arte.

• Desenvolvimento da experiência sensível e estética do aluno na sala de aula;
  • Aula de Arte como objeto estético;
  • A prática pedagógica do professor-artista

2.     Novas tecnologias no Ensino de Arte.

• Tecnologias digitais e seu diálogo com a prática pedagógica nas artes;
  • O uso das tecnologias na produção artística discente;

3.     Processos pedagógicos e o Ensino de Arte

• Essencialidade da formação acadêmica no Ensino de Arte;
  • Desafios do planejamento : currículo, infra-estrutura, entre outros.

4.     As relações entre a Arte e a Cultura no Ensino de Arte

• Multiculturalismo, interculturalismo, etc.
  • Relações étnico-raciais e diversidade,no ensino de Arte.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1 - Leia atentamente os Eixos, descritos, para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um eixo; entretanto, opte por apenas um.

2 - Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos templates.

3 - As decisões dos pareceristas sobre o aceite ou recusa do trabalho não são passíveis de recurso. Desse modo, não haverá mudança na decisão tomada.

Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do resumo da CO (Comunicação Oral), no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template. O arquivo a ser enviado tem que estar em pdf.

Clique aqui para fazer o download do template (modelo) do resumo do Minicurso/Oficina no formato.docx. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template. O arquivo a ser enviado tem que estar em pdf. O resumo do minicurso deve conter os materias necessários para sua realização, contudo comunicamos que o fornecimento destes materias por parte de nossa equipe está sujeita a análise.

* Para submeter o resumo, é preciso fazer o cadastro, acessar a aba "Área do Usuário", no menu superior. A seguir, na página central, clique em "inscrever trabalho".